top of page

Quebrando o tabu de que o lugar do grafitte é apenas nas ruas, os artistas Fernando Chamarelli, Ozi e Lia Fênix, levam para dentro da casa de colecionadores gravuras sensacionais, inspiradas em grafittes.  A coleção é chamada de QAZ – Streetart. As imagens podem ser adquiridas em um clube de compras do qual, infelizmente, só é possível participar se for convidado.

Tão conhecida por seu clima chuvoso e cinza, e por uma beleza particular devido a neblina, a cidade de Londres é captada atráves das lentes de Gavin Hammon (músico, produtor e fotográfo nas horas vagas) de uma forma diferente. Gavin tira fotos de paisagens refletidas em poças d’agua, fazendo um espelho da cidade através das águas das ruas e calçadas de Londres.

O “Espelho” de Londres Na Água

02/05/12 - Por Tamara Baldassari.


Os jovens da década de 70/80 lembram-se do Space Invaders: o jogo de tiros pra fliperama no qual uma nave com tiros a lasers lutava contra uma fileira de aliens que marchavam em fila rumo à ela. Hoje em dia eles não são mais febre pra grande massa da população, mas pro artista de codinome Invader eles ainda continuam vivos na memória – e nas ruas e paredes das grandes metrópoles.
Invader já marcou cidades como Tóquio, Nova York e Londres e recentemente passou por SP. O procedimento é sempre o mesmo: mapeia as ruas, compra cimento e cobre parte de obras com mosaicos de aliens, assim como os do vídeo game! Legal né? Só pra se ter uma ideia da grandiosidade da ação só em Paris existem mais de mil deles – e pouca gente vê.
Agora já sabe: preste atenção nas ruas da cidade e encontre os invasores. Uma dica? Make It Appear achou um deles na rua da Consolação.

24/04/12 - Por Vinícius Guidini.

Do Espaço Direto Para As Ruas

Das Ruas Para Casa!

27/04/12 - Por Tamara Baldassari.

Quando as pessoas andam pelas ruas e observam os grafites presentes nos muros e paredes, não fazem ideia de que aquilo pode ser considerado arte e pode ter um significado. Em breve será possível ter acesso a este tipo de informação sobre as imagens vistas no lugar e no momento em que estiver. Isso acontecerá através de um aplicativo que está sendo desenvolvido. O projeto do WALL.K tem como organizadores Mariana de Luca e Thiago Rangel Pinto.
Essa ideia foi desenvolvida com a intenção de valorizar a arte urbana e o grafite e fazer com que haja uma interação entre o público e as artes nas ruas. "O projeto nasceu também de uma vontade de fazer as pessoas olharem para São Paulo de uma maneira que talvez elas nunca tenham visto: a cidade como um museu a céu aberto" disseram Mariana e Thiago no site Catarse.
O WALL.K funcionará como um áudio guia que conduzirá os usuários pelos principais pontos de arte urbana da cidade de São Paulo. Serão disponibilizadas rotas que, à partir de um arquivo de áudio, guiará moradores e turistas enquanto passa informações sobre os grafites encontrados, como quem é o autor e quais são as mensagens passadas por cada obra. O serviço poderá ser acessado através de um aplicativo para iPhone ou fazendo download dos arquivos em mp3 e os mapas das rotas pelo site.
O aplicativo ainda é um projeto e aguarda divulgação e arrecadação de fundos para ser colocado em prática.

05/04/12 - Por Carolina Forin.

Coelhinho da Páscoa Que Se Cuide!

Se imaginarmos um ovo e procurarmos uma definição, ou uma utilidade para tal, logo pensaremos em uma deliciosa omelete, ovos mexidos ou apenas um ovo frito. Mas para Franc Grom, um ovo vai muito além disso. Aquilo que para nós serviria de alimento, nas mãos deste artista esloveno vira arte. Um trabalho delicado e que exige paciência. Com uma pequena furadeira, o artista faz cerca de 3 mil furinhos na casca do ovo, formando as mais diversas figuras que se pode imaginar. O resultado é algo parecido com uma renda em formato oval. O artista já alcançou o número de trezentos ovos esculpidos.

O guia turístico das ruas de SP

19/04/12 - Por Tamara Baldassari.

bottom of page